Acerca de nós

Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular Tecnologias de Informação e Comunicação, do Mestrado em Educação Especial - Especialzação em Dificuldades de Aprendizagens Especificas, da Universidade do Minho.

Este blogue tem por objetivos principais:
- sensibilizar para as problemáticas das Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular para as Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE);
- reconhecer a importância da utilização das tecnologias e de comunicação (TIC) na educação de alunos com necessidades educativas especiais (NEE);
- identificar e analisar informação e recursos relacionados com o potencial das TIC no apoio a pessoas com necessidade especiais;
- refletir sobre o potencial das TIC no apoio a pessoas com necessidade especiais;
- identificar e analisar informação e recursos relacionados com o potencial das TIC no apoio a pessoas com dificuldades de aprendizagem específicas;
- refletir sobre o potencial das TIC no apoio a pessoas com dificuldades de aprendizagem específicas;
- explorar as funcionalidades dos blogues e outros serviços disponíveis na web (partilha e publicação de documentos, publicação e acesso a vídeos, produção de documentos em formatos alternativos, etc.).

 
 Quem somos?


Sandra Ferreira
Formação Académica: Licenciada em Educação de Infância pela ESE de Viana de Castelo;
Percurso profissional: AEC’s, formadora dos cursos EFA; apoio individualizado a duas crianças com NEE (Síndrome de Rett e Autismo)
Motivação: Desde do tempo de estudante universitária, quando tive a primeira cadeira de NEE, que fiquei com aquele "bichinho". Esse "bichinho" cresceu mais um pouco durante o meu estágio, quando encontrei crianças com NEE, para as quais, apesar de alguma formação, não tinha as respostas adequadas, o que me deixava sempre muito frustrada. Durante o tempo como formadora tive também de abordar várias vezes aspetos relacionados com as NEE, que me faziam sempre querer saber mais e melhor. Por isso decidi que estava na hora, e cá estou eu.
Cristina Rêgo
Formação Académica: Licenciada em Educação de Infância/ Pós-graduação em Educação Especial, no domínio cognitivo-motor.
Percurso Profissional: Docente no ensino particular há sete anos. 
Motivação: Especializar-me em DAE, sendo a área que mais me interessa e onde gostaria de exercer como docente Educação Especial. O meu contacto com crianças NEE foi ao longo da minha experiência como Educadora.
Susana Costa
Formação Académica: Licenciada em Educação de Infância.
Percurso Profissional: Docente do ensino privado há sete anos, como educadora do ensino regular. A experiencia que possuo na área é apenas com NEE, Espetro do Autismo, Asperger e Síndrome de Crie du Chat.
Motivação: Uma vez que a faixa etária com que trabalho é muito precoce, não possuo experiencia em DAE, pelo que sinto a necessidade de conhecimento mais aprofundado sobre a área e tenho vontade de ingressar na educação especial.
Maria Nunes
Formação Académica: Licenciada em Biologia e Geologia (ensino de) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Percurso Profissional: Docente no ensino público no grupo 520 desde de 2003 com uma interrupção de 2 anos que vivi em Angola.
Motivação: Ao longo destes anos tive contacto com alunos com NEE, com DAE e em Risco Educacional. Na minha formação base tive apenas uma formação muito básica nesta área, senti que estava na altura de me enriquecer. Escolhi especializar-me em DAE por ser a área mais prevalente das NEE.